Nosso dia a dia

Como manter a rotina das crianças nas férias?

23/06/2019

O período das férias é um momento de relaxamento e descontração para as crianças, mas isso não significa que todas as regras devem ser suspensas.

Flexibilizar algumas responsabilidades é importante neste período, mas manter uma rotina é fundamental para a saúde física, mental e emocional da criança.

Mesmo no meio das férias é possível fazer uma programação com as crianças para que possa ser estabelecido uma rotina que será importante para a volta às aulas, quando as crianças precisarão voltar a cumprir as atividades escolares e extracurriculares.

Vamos as dicas?

1. Programar atividades
Ajuda a estabelecer uma rotina e evitar que as crianças passem o tempo todo na frente do computador, smartphone ou tablet.

2. Ouvir as crianças
Garante um senso de responsabilidade, além de fazer com que o pequeno entenda as características da sua família.

3. Realizar atividades diferentes
Brincadeiras e atividades que as crianças não costumam fazer é uma ótima saída para atrair a atenção. A nossa dica é resgatar algo que os pais gostavam de fazer na infância para passar para os filhos.

4. Alimentação
Algumas responsabilidades podem ser flexibilizadas, mas outras não, como a alimentação. É importante manter uma dieta saudável, com os horários certos para cada refeição e evitar que as crianças fiquem petiscando fora de hora.

5. Rotina do sono
Manter uma rotina para o horário do sono também é importante, principalmente quando a volta às aulas se aproximam para não prejudicar o desempenho dos pequenos nos primeiros dias de atividades escolares e extracurriculares.

6. Estimular a volta às aulas
Os pais devem tratar a volta às aulas como algo positivo para gerar uma sensação boa nas crianças e elas se sintam estimuladas para voltar aos estudos.

Confira a entrevista da Diretora e Pedagoga, Janaína Paixão, para a Tv Clube sobre o assunto!